Associação Brasileira das Indústrias de Artefatos de Couro e Artigos de Viagem

27/04/2022

Como escolher bolsa ou mochila para notebook

Seja para voltar a uma rotina de trabalho presencial, para visitar clientes, participar de reuniões ou para levar o notebook para a faculdade, você precisa de uma boa mochila, bolsa ou pasta que garanta a proteção do seu computador. O Shoptime tem algumas dicas para você fazer a escolha correta para carregar seu notebook.

É importante frisar que, apesar da facilidade com a questão da mobilidade, o notebook exige alguns cuidados. Qualquer tombo ou pancada pode danificar partes ou tirar componentes internos do lugar, obrigando você a fazer uma visita não programada à assistência técnica.

Por isso, ao pesquisar modelos de mochilas e bolsas, verifique se as opções contam com um compartimento acolchoado ou uma divisória especial para o laptop. Pode ser um zíper independente ou um espaço na abertura maior, de preferência, com proteção reforçada para manter o equipamento bem guardado e separado de outros itens, que podem riscar ou até amassar o computador.

Se a bolsa ou pasta não for 100% fechada, considere a possibilidade de investir também em uma case protetora. São cuidados assim que vão evitar arranhões ou contato da máquina com poeira e água, se um dia você tomar chuva na rua.

O mesmo vale para quem utiliza um tablet como ferramenta de trabalho, seja com teclado ou não. Uma case do tamanho correto vai proteger o dispositivo de quedas, pancadas e intempéries.

Tamanho perfeito

Recomendamos que você procure uma mochila, pasta ou bolsa feita para o tamanho do seu notebook. Isso vai garantir um transporte com segurança, sem que o equipamento fique "dançando" ali dentro.

É possível encontrar mochilas para notebooks de até 17 polegadas com facilidade, enquanto as bolsas e pastas são mais fáceis de achar para laptops de até 15,6 polegadas.

Além de informar o tamanho do laptop, a capacidade das mochilas é indicada em litros. Mochilas para computadores pequenos e com poucos bolsos costumam ser de até 15 litros, enquanto bolsas maiores, para carregar outros itens do dia a dia ou para fazer uma viagem a trabalho, estão disponíveis com 20 ou 25 litros.

Mas considere o tamanho da mochila em proporção ao seu tamanho e ao peso que você suporta carregar. Pense ainda que as camadas de proteção da bolsa podem deixá-la um pouco mais pesada.

Mochilas e bolsas de poliéster e nylon costumam ser as mais leves e com boa durabilidade. É uma opção custo-benefício bacana, enquanto os produtos de origem animal e material sintético são muito duráveis e sofisticados, mas, provavelmente, serão os mais caros.

Outra opção comum são as mochilas com materiais semi-rígidos e pré-moldados, como EVA e polietileno. Elas costumam ser confortáveis e ter resistência a pancadas, além de design moderno.

Além do tamanho, peso e espaço para o notebook, pesquise quais modelos possuem compartimentos para fonte, periféricos e acessórios e também para os seus itens pessoais, como carteira, documentos, fone de ouvido, etc.

É importante saber qual o nível da proteção do material para contato com água, especialmente, para quem caminha bastante, utiliza transporte público ou bicicleta.

Observe ainda os tipos de alças e apoio de costas e dê preferência para os modelos acolchoados.

Quem viaja muito ou tem um notebook maior e mais pesado não deve excluir a possibilidade de uma mochila com rodinhas, que pode funcionar como mala de mão.

E se a sua escolha é por uma mochila de design, cheia de estilo mas com pouca funcionalidade para proteger o notebook, invista em uma boa case protetora, que consiga deixar o computador seguro ali dentro.

Visite o Shoptime para conhecer modelos de mochilas, bolsas e pastas e para pesquisar os notebooks em oferta.

Fonte: TECHTUDO