Associação Brasileira das Indústrias de Artefatos de Couro e Artigos de Viagem

16/04/2024

Tecnomoda fomentou negócios para diferentes segmentos

Ocorrido de 10 a 11 de abril, o evento foi sucesso absoluto e despertou no mercado a sensação de quero mais

 

A feira Tecnomoda, realizada pela ZM Feiras e Eventos em Ribeirão Preto/SP, de 10 a 11 de abril, foi concluída com sucesso absoluto, deixando o mercado com o desejo de quero mais. O especialista em desenvolvimento de couros com alto valor agregado, Claudemir Lorenzi, da Brasleather, ressaltou a presença do setor na feira (22 curtumes no total). “Quanto mais expositores de couro tivermos numa feira maiores serão as oportunidades de negócios e crescimento”, comentou ele, destacando que, dentro do que a empresa apresentou na coleção, a sustentabilidade e os couros grouponados são a grande novidade do mercado. “A minha aba de couros com aspectos únicos vai sempre crescer tendo também a sustentabilidade como norte e isso surpreendeu tanto os clientes quanto os demais visitantes”, salienta Claudemir.

O expositor destaca ainda que a coleção apresentada não focou somente no nicho do calçado, mas foi pensada para suprir as necessidades de outros mercados e isso foi percebido pelos visitantes, qualificados por ele como de nível excelente. “Essa qualificação foi comprovada pelo fechamento de negócios, pois, apesar de acreditar que feira é para contato e não para tirar pedido, acabei concretizando vendas”, comemora. Outro aspecto elencado é a localização da feira. “Num raio de 400 km de onde a Tecnomoda foi realizada está concentrado um grande polo consumidor de couro. Prova disso é que o primeiro pedido foi realizado por uma empresa localizada a 260 km do pavilhão. Não se discute a realização da próxima edição, isso já é fato”, conclui.
Uma das organizações apoiadoras da feira é o Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC). O presidente executivo do instituto, Dr. Valdir Soldi, comenta que a Tecnomoda se tornou uma boa oportunidade para o IBTeC estar presente em uma região com alta capacitação produtiva e que carece de acesso a novas tecnologias. “Tivemos um bom número de visitantes perguntando sobre testes, certificações e outros serviços que disponibilizamos ao mercado. Isso comprova que cada vez mais o IBTeC tem que estar presente nos eventos setoriais, mesmo aqueles que estão iniciando, como a Tecnomoda, que com toda a certeza têm um grande potencial de crescimento”, considera.
O gerente da FCC, André Müller, também entende que a empresa acertou ao decidir expor na feira. “Desde o momento em que soubemos que uma nova feira estava sendo criada, nossas expectativas foram muito altas. Para nós é muito importante marcar a presença no Sudeste e Ribeirão Preto é um hub com fácil acesso e ampla oferta de acomodações, o que favoreceu que levássemos todas as tecnologias que veiculamos e comercializamos em outras feiras. Mostramos a cara e escutamos o mercado para podermos ser ainda mais assertivos com o portfólio a ser oferecido. Fomos surpreendidos positivamente com o local e a qualificação das pessoas que visitaram a feira para conhecer novas tecnologias e tendências e também fechar negócios. A feira foi muito positiva”, contextualiza.
“Para a Cipatex foi muito importante estar nessa feira”, assegura Tulio Luiz de Andrade Daroz, gerente de marketing. Lembrando que - por questão de custos e logística - muitos clientes da empresa têm dificuldades para se deslocarem até outros estados a fim de participar de uma feira, ele considera que a proposta de acontecer em Ribeirão Preto conseguiu atender diferentes segmentos que estavam carentes. “Trouxemos materiais para três mercados diferentes - moda, decoração e automotivo. Viemos com uma grande expectativa, um dos grandes objetivos era prospectar novos clientes e isso foi concretizado”, comemora, destacando que o maior fluxo de visitantes ao estande foi do setor automotivo, que recebeu a visitação de profissionais também de outros estados além de São Paulo, como Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina. “É um nicho com alta exigência técnica para as suas matérias-primas
e que estava carente de um evento realmente comercial. O balanço é que a feira foi muito boa”, detalha.
O gerente do segmento de calçados e moda da Amazonas, Marlon de Paula, considera a proposta da feira muito interessante. “Além de estar próxima da nossa fábrica, a Tecnomoda reuniu fornecedores que atendem diferentes segmentos produtivos e essa foi uma excelente oportunidade para mostrar que a Amazonas está viva no mercado, com uma retomada muito boa. Trouxemos muitos produtos novos, entre eles uma linha tecnológica ecossustentável, como um solvente de fonte renovável, que chamou a atenção de clientes de diferentes polos”. Outro aspecto ressaltado foi a qualificação do público visitante. “O público foi bem selecionado, formado por profissionais que realmente atuam nos segmentos-alvo dos expositores”, termina.

 

Grandes marcas visitaram a feira

Fernando Rodrigues, diretor comercial da Ferricelli, uma das mais tradicionais marcas de calçados masculinos, estava entusiasmado com o evento. “Achei muito válida a proposta da feira. A nossa região estava carente deste tipo de mostra profissional, com a oferta de componentes e tecnologia. A Tecnomoda se apresentou bonita, bem organizada, com bastantes opções de materiais e a tendência é de crescimento”, pondera.
Rodrigues Barbosa, da área de desenvolvimento em matéria-prima da fabricante de calçados infantis Pampili, descreveu a Tecnomoda como uma feira que aproximou as empresas de fornecedores já consolidados no mercado e também revelou novas opções do mercado. “Vimos muitas novidades bem interessantes, acredito que a mostra estará ainda maior na sua próxima edição e iremos participar novamente. Encontramos muitos fornecedores com os quais já trabalhamos e também conhecemos novas empresas com produtos excelentes, dentre os quais se destacam as indústrias de couro”, comenta.

 

Ciclo de palestras foi uma atração à parte

Com nada menos do que 15 palestras, o auditório do pavilhão reuniu um time de painelistas de primeira linha, os quais levaram para os participantes conhecimentos sobre temas como:
os 5Ps produtivos da venda (Chico Ferraz); sucesso e aumento das vendas digitais (Vinicius Simões); tendências para o verão 2025 (Tatiana Ritzel); a conexão entre moda e estofamento de carros (Kaka Kairon Race); inovação e tendências no mercado calçadista (Felipe Schimitt); imagem pessoal e sucesso (Katia/KM design); desafios para vendas e atendimento (Jessé Hoxus); programa ABVTEX (Angela Bozzon); a importância do branding (Tatiana Souza); o poder do visual merchandising (Celso Afonso); impressão 3D no mercado calçadista (Felipe Schmitt); tendências de colagens (Márcio Folli) e o futuro do couro (Leather Labs).

PINGA FOGO - Uma das grandes novidades proporcionadas pela Tecnomoda, foi o Pinga Fogo, um bate-papo bem descontraído protagonizado pelo segmento de capotaria (estofamento automotivo), que encerrou o ciclo de painéis na feira. O evento foi intermediado por Geraldo Rhafael Júnior, com a participação de Tiago Santos (Couro e Arte) e Brendo Almeida (Cipatex), que falaram sobre experiências e contexto do setor.
Segundo os painelistas o bom tapeceiro não tem medo de aprender, pois, os bancos que se faz hoje em dia são muito diferentes dos que se construía no passado. Mudaram as técnicas de trabalho, o design e as tecnologias e os profissionais precisam acompanhar todas essas tendências.
Os prestadores de serviço precisam prestar atenção nos detalhes para suprirem todas as necessidades dos clientes e isso implica também na adequação do local onde o serviço é prestado. O ambiente, além de oferecer conforto ao cliente, precisa passar a ele segurança com relação aos cuidados que serão tomados com o seu carro.
Com relação a diferenciais que levam os negócios ao sucesso salientaram a necessidade de engajamento da equipe com a empresa, um fator fundamental para o crescimento da organização, e a consolidação de parcerias que proporcionam o acesso a materiais com alta qualidade e a implantação de inovações. Ambos falaram sobre a importância das redes sociais. Tiago salientou que ter uma atuação sólida no universo online e conhecer as ferramentas digitais, como a Inteligência Artificial abre caminhos. Brendo complementou que tudo isso pode não significar nada, caso a entrega ao cliente não seja boa.
Geraldo finalizou a apresentação observando que a Tecnomoda tem tudo para se tornar uma referência para o setor automotivo. “Nunca existiu um evento como esse para o setor de tapeçaria”, garantiu, parabenizando a feira pela iniciativa.

 

Sensação de dever cumprido e projeções de crescimento

“Quando montamos a ideia da Tecnomoda, contatamos dois grandes players do setor - o JBS Leather Labs/Casa Romeu e a Cipatex - e logo percebemos que poderíamos fazer uma grande feira, pois ambos confirmaram de imediato a participação. Passados poucos meses, conseguimos compor a feira inteira, com outros grandes nomes dos segmentos de couros, componentes, máquinas e químicos e obtivemos o apoio institucional de entidades muito importantes. A indústria de couro, por exemplo, fazia tempo que não tinha uma feira com tantos curtumes (22), fora os que não puderam entrar nesta edição, mas já estão encaminhando a participação em 2025. A certeza que a gente tem em depoimentos obtidos junto a todos os expositores é que a feira foi muito boa e que o mercado está exigindo a continuidade da Tecnomoda no calendário de eventos comerciais do setor. Estamos estudando a melhor data junto aos nossos parceiros e também com a administração do excelente Taiwan Centro de Eventos e já temos uma lista de novas empresas de todos os setores que querem participar da segunda edição. Logicamente a prioridade é para os que acreditaram nesse projeto em primeira mão. O público foi maravilhoso. Nos dois dias os corredores estavam bem movimentados e um aspecto muito importante é que a visitação foi realmente de profissionais do setor. Tomamos todas as medidas para que a feira fosse realmente comercial e o resultado é que houve vendas de máquinas, couros, espumas, enfim de produtos dos diferentes segmentos. Essa comprovação foi confirmada no pós-feira, também por relatos de pessoas de empresas que nem tínhamos conseguido contatar, mas se fizeram presentes e ficaram interessadas em reservar um espaço como expositores na Tecnomoda 2025. Foi uma feira inusitada, que teve muitos apoiadores e somos gratos a todos. Quem veio saiu satisfeito. Em breve anunciaremos oficialmente a nova data para o próximo encontro”, resume o idealizador e diretor da feira, Ricardo Michaelsen.
O sócio e diretor da feira, Ismael Zimmer, comentou que “estamos muito animados por tudo o que realizamos e pelo retorno recebido. As empresas participantes saíram satisfeitíssimas. Teve máquina que nem voltou para a sede do expositor, pois foi da feira direto para a empresa compradora. A Tecnomoda superou as expectativas de todos, tanto com relação aos equipamentos e materiais nos estandes quanto ao conteúdo das palestras e a visitação focada. Somente em curtume, temos mais oito empresas interessadas em participar na edição seguinte. Temos muito trabalho pela frente. Eu não tinha experiência no mercado de feiras, mas apostei na ideia do Ricardo e desde o início, quando estávamos realizando as primeiras visitas, tive a certeza de que a Tecnomoda iria acontecer e que seria um grande evento. Um dos pontos em que inovamos foi trazer o setor de capotaria, que nunca tinha tido uma feira que o contemplasse. Foi um sucesso enorme e no ano que vem teremos novidades tanto para este segmento quanto para os outros, pois a feira foi criada para proporcionar a geração de negócios, a disseminação de conhecimento e ampliação das redes de contatos para todos os setores participantes. Temos ainda um grande leque de outros setores que se abastecem destes mesmos produtos desenvolvidos pelos nossos expositores e vamos buscar novas parcerias para tornar a feira ainda maior e mais abrangente”.

 

A Tecnomoda tem o apoio das seguintes instituições:
Associação Brasileira das Indústrias de Artefatos de Couro e Artigos de Viagem (Abiacav)
Associação Brasileira do Varejo Têxtil (Abvtex)
Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp)
Brasil Custom Group
Commoda - comitê da cadeia produtiva da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp)
Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC)
Sindicato da Indústria de Calçados, Artefatos de Couro e Vestuário de Santa Cruz do Rio Pardo (Sincalvest)
Sindicato da Indústria de Calçados de Jaú (Sindicalçados)
Sindicato da Indústria de Calçados de Franca (Sindifranca)
Sindicato da Indústria do Curtimento de Couros e Peles no Estado de São Paulo (Sindicouro)
Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui (Sinbi)
Sindicato das Indústrias do Vestuário de Ribeirão Preto (Sindiverp)
Sindicato Patronal de Bolsas e Acessórios de Minas Gerais (Sindibolsas)
Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto