Associação Brasileira das Indústrias de Artefatos de Couro e Artigos de Viagem

20/08/2024

Plataforma promove a economia circular no setor de moda

A iniciativa criada pelo Sindicalçados MG em parceria com o Senai permite que matéria-prima que não foi utilizada pelo setor calçadista e de vestuário volte a circular e seja adquirida por pequenas e médias empresas que produzem em escalas menores

 

Sustentabilidade, circularidade e regeneração serão os eixos  norteadores que as indústrias

deverão integrar para continuarem relevantes agora e no futuro. Afinal, modelos de negócio que são parte da economia circular se tornaram pauta dentro das discussões referentes às alterações climáticas e à poluição ambiental causada pelas produções industriais.

 

Com base nesses fatos, a ABIACAV tem dado seu apoio à plataforma Gira Sustentável, um hub que permite que a matéria-prima descartada pelo setor calçadista e de vestuário volte a circular e seja adquirida por pequenas e médias empresas que produzem em escalas menores, para que tenham acesso a matéria-prima em quantidades menores ou variadas, com valor mais competitivo em relação ao mercado fornecedor.

 

O projeto nasceu após um levantamento que destacou a dificuldade das empresas em manter estoque de matéria prima e insumos de coleções passadas paradas. “Na indústria de moda (vestuário, calçados, bolsas, acessórios e têxtil), durante os curtos ciclos das coleções, ocorre a compra e a sobra de diversos componentes, como couro. Isso acontece por vários motivos, entre eles, a falta de aderência do consumidor ou a compra em grandes quantidades do fornecedor direto”, diz Patrícia Rajão, Coordenadora Sindicalçados.

 

Ela explica que como consequência, há o crescimento de estoque parado sem objetivo de uso, o que gera degradação da matéria-prima pelo tempo, ocupação do espaço físico e, muitas vezes, descarte indevido. Por outro lado, existem empresas de médio a pequeno porte que consomem em pequenas quantidades e têm limitações financeiras com fornecedores. Assim, o processo de aquisição é facilitado por meio do Gira Sustentável.

 

Impacto do Gira Sustentável

 

Hoje as sobras de estoque “deadstock” representam em média 15% do total da produção têxtil para marcas de moda, de acordo com estudo do WGSM de 2021. Assim, criar uma plataforma que dê um destino a esses resíduos é uma ação inovadora e a Gira Sustentável é, sem dúvidas, uma ferramenta inovadora, que busca implementar na indústria uma solução prática e eficiente para o estoque parado na cadeia produtiva.

 

“Ela é a primeira plataforma do Brasil de revenda de insumos da indústria da moda. Realizando um planejamento que catalogue e faça a curadoria do estoque parado nas empresas, a Gira inova ao pegar esse insumo e propor a venda dele a um preço competitivo, dentro de um ambiente digital em que o comerciante e o cliente estarão em contato com o Brasil todo”, comenta Patrícia.

 

Essa rede digital permite que as empresas se cadastrem e disponibilizem a matéria-prima parada em seu estoque, a fim de vender e negociar esses insumos a um preço competitivo. Dessa forma, possibilita a comercialização responsável e sustentável, exercendo a economia circular.

 

Logo, a plataforma digital permite que as empresas anunciem e vendam insumos que estejam sem objetivo de uso em variadas quantidades. A empresa pode anunciar seu estoque de materiais remanescentes, evitando a ocupação de espaço, a degradação do material e o descarte indevido. Além disso, pode captar recursos de maneira sustentável.

 

Economia circular

 

Olhando para a questão da sustentabilidade, a adesão das indústrias do setor à Gira Sustentável tem os seguintes pontos positivos:

 

• Promoção da prática da sustentabilidade por meio do conceito da moda circular;

 

• Possibilidade de implementação e uso por qualquer pessoa que tenha matéria-prima parada e deseje vender, incluindo os setores de calçados, bolsas, cintos, vestuários e bijuterias, já que muitos insumos são comuns a esses setores;

 

• Captação de recursos com o capital parado;

 

• Criação de uma comunicação direta com o produtor, agindo e sensibilizando as empresas;

 

• Possibilidade de aplicação futura para outros setores das indústrias, entre elas têxteis, móveis e malhas.

 

Para se vincular à Gira Sustentável, a empresa interessada deve se cadastrar na plataforma pelo link https://girasustentavel.com.br/minha-conta/