Associação Brasileira das Indústrias de Artefatos de Couro e Artigos de Viagem

22/03/2024

Sensor de março sinaliza aumento da atividade industrial paulista

Três dos cinco componentes indicam aumento na leitura atual

Agência Indusnet Fiesp

O Sensor fecha março em 50,3 pontos, e apresenta elevação de 1,3 ponto em relação ao mês de fevereiro (48,9 pontos). O resultado acima dos 50,0 pontos indica aumento da atividade industrial do estado de São Paulo. O indicativo de alta vem após 12 meses de sinalização de queda da atividade pelos empresários do setor. Até a leitura atual, o último registro de elevação foi em fevereiro de 2023, com os mesmos 50,3 pontos.

Com o maior registro entre os cinco componentes, os empregos (52,5 pontos) indicam aumento em março. O indicador apresentou a maior variação frente ao mês de fevereiro (47,5 pontos), com 5,0 pontos de alta. O dado acima dos 50,0 pontos marca a perspectiva de elevação no número de empregados.

O indicador de mercado (que representa a percepção sobre o setor de atuação) registra 52,4 pontos neste mês, sendo 3,8 pontos superior a fevereiro (48,6 pontos). O aumento desta leitura interrompe a sequência de resultados abaixo dos 50,0 pontos que persistia desde setembro de 2023 (50,6 pontos). A percepção de otimismo dos empresários industriais quanto ao setor que suas empresas estão inseridas.

Os investimentos marcam 51,8 pontos em março, com recuo de 0,4 ponto em relação a fevereiro (52,1 pontos). Por se manter acima dos 50,0 pontos, o indicador sinaliza expansão dos investimentos pelo oitavo mês consecutivo.

As vendas indicam redução em março, com 49,1 pontos. O registro, no entanto, é 1,9 ponto superior a fevereiro (47,2 pontos). Apesar da alta, o componente permanece sinalizando contração, por se manter abaixo dos 50,0 pontos.

Por fim, os estoques (47,8 pontos) apresentam o menor resultado desta leitura. A leve alta de 0,1 ponto frente ao mês passado não foi suficiente para alcançar os 50,0 pontos e segue a perspectiva de estoques acima do planejado.

Todos os dados acima contemplam o tratamento sazonal.

Metodologia

O Sensor é uma pesquisa qualitativa de conjuntura econômica realizada desde 2006. Ela tem como objetivo captar informações do andamento da atividade da indústria de transformação durante o mês corrente da coleta de dados, eliminando as defasagens de tempo das tradicionais pesquisas de conjuntura. Hoje, participam da pesquisa cerca de 30 das principais indústrias de São Paulo.

Para acompanhar a série histórica, clique aqui.