Associação Brasileira das Indústrias de Artefatos de Couro e Artigos de Viagem

27/07/2021

Cuidados com a sua bolsa em tempos de coronavírus

Algumas atitudes que você pode aplicar para diminuir a presença de gotículas com o vírus em suas bolsas.

O coronavírus, ou Covid-19, tem se espalhado rapidamente por todo o mundo, e todos estão tentando se adaptar a novos hábitos para lidar com a pandemia. Para diminuir o risco de contágio, alguns produtos de limpeza são essenciais para a correta higienização das mãos e objetos pessoais. O álcool em gel 70o GL é o item mais lembrado, e pode ser um excelente aliado para diminuir o risco de infecção pela sua bolsa por gotículas que contêm o vírus.

Mas há também outros produtos, mais fáceis de encontrar e muito mais baratos. Um bom multiuso, por exemplo, também é eficaz. Outros produtos adequados para a assepsia das mãos ou objetos (como solução de água sanitária ou o bom velho água e sabão) são menos indicados pra limpar as bolsas, já que eliminam o vírus, mas podem causar manchas no material.

Como limpar?

Não se esqueça de nenhum pedacinho da bolsa ao fazer a limpeza

Uma vez feito o teste acima, pegue um pano macio ou uma toalha de papel (que é até melhor, por ser descartável), coloque um pouco de álcool em gel ou multiuso e passe por toda a superfície da bolsa – couro, metais, zíperes, tudo mesmo. Aplique sempre com moderação, para não encharcar. O mais importante aqui não é a quantidade aplicada, mas sim que nenhum pedacinho seja esquecido.  Se necessário, aplique um hidratante ou vaselina após o álcool, caso sua bolsa tenha ficado com aspecto ressecado.  

Faça dessa limpeza um hábito, assim como o hábito de lavar as mãos frequentemente tem sido lembrado e praticado com cada vez assiduidade e cuidado por todos.

E, além da limpeza, outros cuidados podem ser tomados para minimizar a chance de suas bolsas e acessórios servirem como um ponto de contato com o vírus: 

 Evite colocar sua bolsa em superfícies que possam conter o vírus. Nada de colocar a bolsa no chão, na mesa, ou encostada no apoio de mão ou banco de ônibus, por exemplo. Bancos de carro, principalmente os de transporte por aplicativos, também devem ser evitados. Nestes casos, pode ser mais seguro levar sua bolsa no colo.          

No transporte público, a melhor opção nesse momento é levar a bolsa no colo.

 Assim como temos evitado gestos tradicionais de afeto como abraços e apertos de mão, agora é hora de repensar a gentileza de quem está sentado oferecer a quem está em pé para levar sua bolsa ou mochila no transporte público. Por mais deseducado que pareça, é hora de cada um levar sua própria bolsa, mesmo que esteja em pé. Lembre-se, quanto menos gente encostar na sua bolsa, menos chances você tem de infectá-la.   

Opte por bolsas menores, pois com menor superfície de contato, obviamente as chances de ela encostar em alguma gotícula contaminada também é menor. Tenha um cuidado redobrado com carteiras, que são manuseadas várias vezes ao dia e muitas vezes não escapam de ir parar em cima da mesa, ou móveis de sua casa.

É muito comum é comermos com a carteira ao lado do prato. Evite esse hábito!

Um ganchinho porta-bolsa pode ser uma boa solução em restaurantes, reuniões, consultórios médicos e outros lugares públicos que você precise frequentar e levar sua bolsa.

Todas essas dicas são uma maneira de diminuir a propagação do vírus, e minimizar principalmente o impacto da doença em nosso Sistema de Saúde. Nada disso vai garantir que o vírus não se espalhe, mas acreditamos que, se todos tomarmos os devidos cuidados, podemos retardar a os efeitos da epidemia e não encher tanto os hospitais. 

Além das dicas acima, é muito importante evitarmos a aglomeração de pessoas (maneira pela qual o vírus se espalha mais rápido), evitarmos ao máximo o contato das mãos com nossas bocas, nariz e olhos, e mantermos sempre as mãos e superfícies que temos contato limpas. Acima de tudo, acreditamos na informação e solidariedade como fundamentais para que a gente consiga superar essa situação da maneira mais breve e menos traumática possível.  

Fonte: Relicário bolsas e pastas