Associação Brasileira das Indústrias de Artefatos de Couro e Artigos de Viagem

04/08/2016

Varejo de moda e sustentabilidade: o que buscam as grandes redes?

Como os gestores das grandes empresas avaliam a sustentabilidade para ​os​ seus negócios? Esse é o tema de um dos paineis do Fórum CSCB de Sustentabilidade, evento que tem a parceria da Abiacav e ocorre na próxima semana, no dia 11 de agosto, em Novo Hamburgo (RS), na Universidade Feevale. Entre os palestrantes, está o Diretor Executivo da Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX), Edmundo Lima. As inscrições e a programação completa podem ser obtidas no link www.cicb.org.br/forumdesustentabilidade.

O painel Da indústria ao varejo: o olhar do empresário para a produção sustentável será apresentado por Edmundo Lima, juntamente com Gilmar Harth - Grupo Bom Retiro/CICB e Mario Spaniol - Carmen Steffens O posicionamento da ABVTEX será compartilhado pelo Diretor Executivo a partir da experiência da entidade e de seus associados, baseada na valorização e promoção de ações ligadas ao fornecimento responsável para a cadeia de moda.

A bandeira do “fornecimento responsável” é uma grande ação de sustentabilidade para o desenvolvimento deste segmento. “Trata-se da implementação das melhores práticas nas relações do trabalho da cadeia fornecedora do varejo de vestuário e de calçados, conforme estabelecido no Programa de Certificação de Fornecedores-ABVTEX, em vigor há cinco anos”, destaca o dirigente.

Outro tema bastante debatido entre a Associação e seus associados é a utilização de substâncias químicas na produção têxtil e de calçados – um assunto que será pauta do Fórum neste ano. As empresas associadas à ABVTEX detêm mais de 50 marcas no país, que respondem por mais de 22% da participação na venda do varejo de moda brasileiro. As principais redes varejistas de moda nacional e internacional estão reunidas na entidade.

Lima destaca que o setor de couros do Brasil tem protagonizado iniciativas importantes em relação à sustentabilidade e à conscientização dos empresários do setor nesta temática. Uma destas iniciativas é a Certificação de Sustentabilidade do Couro Brasileiro (CSCB), que dá nome ao fórum organizado pelo CICB. “É um programa inédito no mundo por contemplar as dimensões econômica, ambiental, social e de gestão da sustentabilidade no setor. Entendemos que o programa deve ser um marco para toda a cadeia do couro e do calçado no Brasil, com reconhecimento das empresas varejistas e consumidores finais”, detalha Lima.

O Fórum CSCB de Sustentabilidade é uma realização do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), com patrocínio Ouro de JBS Couros e patrocínio Prata de Stahl. Apoio: ABQTIC e Universidade Feevale.