Associação Brasileira das Indústrias de Artefatos de Couro e Artigos de Viagem

03/02/2023

Fimec reúne setor coureiro-calçadista de 07 a 09 de março

Reconhecida como a maior feira do setor coureiro-calçadista na América Latina, a 46ª Fimec (Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes) reunirá o cluster de 07 a 09 de março, nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo/RS, no Brasil. Com o mote “Novo Momento. Novos Negócios. A única que tem tudo para o mercado coureiro-calçadista”, esta edição abordará uma indústria cada vez mais sustentável, atenta ao comportamento do mercado. O credenciamento para a feira profissional é gratuito e já está aberto através do site www.fimec.com.br, no qual também é possível conferir a lista completa de expositores desta edição.

 

Um dos principais diferenciais da Fimec é o fato de ser a única feira do mundo que reúne toda a operação do setor coureiro-calçadista em um mesmo local. Da produção à logística, os visitantes encontrarão novidades em couros e peles, produtos químicos, componentes, máquinas, tecnologia e inovação para diferentes áreas do setor. Apresentando cerca de 350 expositores nesta edição, a Fimec 2023 tem a expectativa de reunir um público de 20 mil visitantes. “Já estamos com uma metragem 30% maior em relação a edição anterior, superando os 10 mil m²”, comemora Marcio Jung, diretor-presidente da Fenac.

 

Jung ainda destaca que a Fenac está fazendo um trabalho intenso de divulgação junto aos profissionais da América do Sul. “Estamos, cada vez mais, consolidando a Fimec como a grande feira das Américas e ressaltando a necessidade de todas as pessoas envolvidas no cluster coureiro-calçadista nos visitarem”, aponta. Além disso, o diretor-presidente conta que também estão recebendo pedidos diários de cartas para visitantes de países que necessitam de vistos, principalmente da África e Ásia. “Acreditamos em uma Fimec extraordinária neste ano de desafios, pois também é um momento de muitas oportunidades”, finaliza.

 

Expositores apresentarão tendências

Entre os expositores confirmados nesta edição está o Grupo Sazi, que participa da feira desde a fundação da empresa. “A Fimec tem lugar especial na nossa história. Na feira nos conectamos com diferentes clientes, que fizeram com que a Sazi chegasse a marca de 39 anos de mercado”, explica Edson Borsoi, gerente comercial do grupo. Ao falar sobre as expectativas para este ano, Borsoi reforça que estão animados para apresentar novidades ao mercado. “A Fimec é a feira de maior visibilidade em nosso setor e confiamos que essa será uma excelente edição de negócios, público e tecnologia!”, projeta.

 

O gerente comercial ainda destaca que, na Fimec, a Sazi oferecerá soluções para os mais diversos desafios do mercado. “Apresentaremos novos modelos de produção mais eficientes e econômicos, além da impressão 3D, que agrega ainda mais valor ao calçado, aumentando as possibilidades de personalização e performance”, destaca Borsoi.

 

Fórum CICB de Sustentabilidade acontecerá na feira

Com o objetivo de reunir ideias, exemplos positivos e inovações para a cadeia do couro, o Fórum CICB de Sustentabilidade ocorrerá junto à programação da Fimec, no dia 08 de março. Com o tema “Caminhos para a rastreabilidade”, o evento apresentará novas possibilidades aos profissionais do setor a partir de palestras com especialistas do mercado. Depois de duas edições em formato online, o evento volta à versão presencial, reunindo cinco palestras e um painel em que serão apresentadas ferramentas, soluções, a evolução e as perspectivas no campo da rastreabilidade. Geotecnologia, automação, o alcance de dados e os principais números do panorama atual da indústria de couros estarão em pauta com especialistas do Brasil e do exterior. As inscrições são gratuitas e já estão abertas em www.cicb.org.br/forum2023.

 

Fábrica Conceito e Estúdio Fimec serão espaços de experiência

Projetos confirmados para a Fimec 2023, o Estúdio Fimec e a Fábrica Conceito apresentarão na feira tendências de consumo, comportamento e tecnologia. O Estúdio Fimec é um ambiente de pesquisa, onde os visitantes poderão conferir de perto o resultado de um amplo estudo voltado ao comportamento que pauta produto. Neste ano, o espaço reunirá os conceitos de sustentabilidade, digitalização, frugalidade e conforto. Já a Fábrica Conceito, por sua vez, mostrará a realidade das indústrias: linhas de produção serão montadas dentro dos pavilhões da Fenac e calçados de marcas parceiras serão produzidos em tempo real, mostrando ao visitante a aplicação da tecnologia das máquinas dos expositores trabalhando em uma montagem de sapato.